quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Mickey Rourke financia construção de abrigo para cães abandonados na Romênia



A questão dos cães que vivem nas ruas da Romênia tem sido um problema desde a década de 80. O ditador comunista Nicolae Ceausescu proibiu que os moradores do país tivessem animais domésticos. Não demorou muito para que os animais que não eram castrados proliferassem pelo país, resultando em 50 mil cães abandonados espalhados pelas ruas da Romênia. Alguns morrem de fome, outros morrem de frio. Mas todos poderiam ter acesso a uma casa quentinha com comida e carinho.
Em novembro de 2011, o governo do país aprovou uma lei legalizando a realização de eutanásia em qualquer animal abandonado. Membros da Care2, rede social que conecta ativistas do mundo todo, iniciaram um abaixo-assinado pedindo que o governo educasse a população sobre a esterilização, ao invés de promover o assassinato de seres inocentes.
Em 31 de janeiro de 2012, o tribunal do país declarou que a eutanásia de cachorros que vivem nas ruas era inconstitucional.
Além disso, o ator americano Mickey Rourke, famoso defensor de cães, estava no país fimando “Death in Tombstone” quando um cachorro de rua entrou no set de gravações. Ele decidiu adotar o cachorro e ainda doou R$ 250.000 do seu próprio dinheiro para a construção de um abrigo para cães vítimas do abandono nas ruas no país do tamanho de um campo de futebol. Quando ganhou o Globo de Ouro em 2009, Mickey agradeceu a todos os seus cães, inclusive os que já haviam morrido. É dele também a frase: “Acredito que Deus tenha criado os cachorros por algum motivo. Eles são a melhor companhia que um homem pode ter”.
Embora eu não tenha dinheiro como Mickey Rourke para criar um abrigo, faço o que está ao meu alcance para ajudar os animais. A minha doação é a minha música. Já foi clinicamente comprovado que a música acalma o sistema nervoso dos cães em abrigos e em grupos de resgate. Cães de 1.500 abrigos dos Estados Unidos e de outros países estão sendo acalmados pelo som do meu piano nas gravações de “Through a Dog’s Ear” (“Através da Orelha de um Cão”). Isso ajuda a tranquilizar o ambiente, o que encoraja os visitantes a ficarem mais tempo, aumentando também as adoções.
Observe como os cães do Abrigo Animal Santa Fe reagem à música. Mesmo que eu não saiba dizer “sente” ou “fique parado” em romeno, a música é uma língua universal. E espero que ela possa fazer parte do abrigo que Mickey Rourke está ajudando a construir na Romênia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A ACACI agradece a sua colaboração.